quinta-feira, 23 de junho de 2016

Monstros com efeitos - Tipos de efeitos





Cartas de monstros com efeitos (Effect Monsters):
Existem cartas de monstros que contém as mesmas características de um monstro comum (atributo, pontos, nível, tipo) mas que possuem efeitos que podem ser ativados durante o jogo dependendo de suas condições.
São representados pela cor marrom e por possuir a palavra ''effect'' ou ''efeito'' ao lado do tipo da carta.


Como você pode notar as características deste tipo de carta são semelhantes aos dos monstros normais, por isto nem vou entrar em detalhes novamente sobre os mesmos, pois já foram explicados logo acima.
Porém, a descrição do efeito da carta é algo importante nesses tipos de cartas, pois é através desta descrição que iremos saber o que esta carta de fato faz e quando tem seus efeitos ativados.
Leia a descrição da carta para saber quando e como usar o seu efeito.


Existem alguns tipos de monstros de efeito, são eles:

Efeitos flip (virar): Quando o monstro é revelado (está de face para baixo e é revelado por declaração de ataque ou efeito de alguma carta ou passa do modo de defesa para o modo de ataque) seus efeitos irão se realizar.
Exemplo de carta com este tipo de efeito:


Esta carta diz: "VIRAR: Destrua 1 monstro no campo''.
Ou seja, quando esta carta é flipada você pode destruir um monstro em campo, normalmente um monstro do oponente.

Flip summon e ação Flip:
Existe uma grande diferença entre virar (flip) uma carta e fazer uma invocação de virar (flip summon).
As cartas com efeito ''flip'' são ativadas no momento em que realmente são reveladas (viradas) em que a elas são declaradas um ataque ou foi alvo de algum efeito, ou quando o seu controlador muda sua posição de defesa para ataque.
Realizar uma flip summon (que é considerada special summon) é fazer com que esta carta passe do modo de defesa para o modo de ataque (virada para baixo depois virada para cima, mudando sua posição de batalha) por efeito de algum card ou manualmente através de seu próprio controlador.
Quando realiza-se a flip summon a carta literalmente passa do modo de defesa para o modo de ataque e é revelada, logo, a flip-summon também necessita que o monstro esteja virado para baixo, além de estar em modo de defesa.
Portanto existem monstros com efeito ''flip'' (que são ativados quando são virados pelo seu controlador ou por uma declaração de ataque ou efeito de card) e outros que só ativarão seus efeitos por flip summon, ou seja, quando seu controlador a virar ou através de efeitos de cards e na maioria dos casos, monstros que ativam seu efeito em ambas as situações, tanto por flip ou flip summon.

Efeito Continuado (continuous): Este efeito é ativado normalmente a partir do momento que o monstro é invocado (ler descrição da carta sempre para maiores detalhes da ativação de efeitos) e o seu efeito perdura por todas as rodadas até ele ser destruído ou até alguma condição que o faça ter seus efeitos ativados acabe.
Exemplo de carta com este tipo de efeito:

"Cartas armadilhas e seus efeitos não podem ser ativados. 
Os efeitos de todas as cartas de armadilha com a face virada para cima no campo serão negados''.
Ou seja, enquanto esta carta estiver em campo, nenhum dos jogadores poderá ativar uma trap card (armadilha) e todas as armadilhas anteriormente ativadas irão ter seus efeitos negados.

Efeito ignição (Ignition): Este efeito acontece normalmente na fase principal do turno do jogador. Estas cartas requisitam ''pagamentos'' como tributos, descarte de cartas ou desconto dos seus pontos de vida para ter seus efeitos ativados.
Exemplo de carta com este tipo de efeito:
Na carta diz: "Você pode tributar um monstro para infligir 500 pontos de dano no seu oponente''.
Então assim, se eu tributar algum monstro do meu campo (enviá-lo para o cemitério) eu posso tirar 500 pontos de vida do oponente.

Ou esta carta:

Ao pagar 1000 pontos de vida, você pode destruir todas as cartas na mão e no campo de ambos os jogadores, assim o oponente tomará 300 de dano para cada carta destruída por este efeito.
Entenda que isto se qualificaria como efeito de ignição pois você deve pagar 1000 pontos de vida para ativar seu efeito.

Efeito gatilho (Trigger): Estes efeitos acontecem em alguma fase do seu turno (ler na descrição da carta em qual em específico) ou em determinadas situações, como por exemplo ''quando esta carta ataca'' ou é'' atacada e destruída''. 
Exemplo de carta com este tipo de efeito:

"Quando esta carta é enviada do campo para o cemitério, adicione um monstro com 1500 pontos de defesa ou menos do seu deck para a sua mão."
Então quando esta carta é destruída por algum motivo (por ataque ou não) você pode pegar um monstro de 1500 pontos de def ou menos do seu deck e trazê-lo para a sua mão, e claro, depois reembaralhar o seu deck.

Miss Timing:
Existe uma diferença entre efeitos de trigger obrigatórios e opcionais.
No caso da carta acima, seu trigger era obrigatório e podemos notar isso pela presença da condição obrigatória na carta, ou seja, aqueles dois pontos depois da frase "Quando esta carta é enviada para o cemitério: Adicione (...)'', ou seja, ele te implica que quando a primeira condição se cumprir (o monstro ser enviado ao cemitério) o efeito deve ocorrer, porque a condição não impõe mais nenhuma coisa estipulada agora, apenas que a carta seja enviada para o cemitério, pois logo após os dois pontos (:), o efeito já nos diz o que deve acontecer.
Mas podemos encontrar efeitos trigger opcionais, ou seja, que você pode ativar se quiser, assim como no caso da maioria dos monstros de efeito ignição.
Encontrar a palavra "you can" (você pode) é uma indicação de que o efeito trigger é opcional, porque ele te dá a liberdade de escolher, ''você pode'', ou seja, se você não quiser ativar esse efeito você não precisa.
O grande porém dos efeitos opcionais (e isso pode se aplicar aos efeitos de ignições também, que possuam a opção de escolha) é o famoso "miss timing" (fim de tempo), ou seja, o tempo que você tinha na janela de resolução do efeito acabou.
Isso acontece por conta de algo que iremos ver mais para frente chamado de 'corrente', onde os efeitos podem ocorrer em sequência, e se quando o efeito opcional for ativado e algum outro efeito em resposta a ele o negue ou não o permita de ocorrer, ou também você mesmo ative um outro efeito durante essa corrente de ativações de efeitos, você resultara no miss timing, ou seja, o efeito não se cumprirá.
Quando você ler o tutorial sobre correntes você vai entender essa parte melhor, mas vamos dar um exemplo.
Temos a carta "Peten the dark clown", ela diz claramente: "Quando esta carta é destruída e enviada para o cemitério: Você pode banir esta carta do cemitério e realizar a invocação especial de 1 Peten the dark clown da sua mão ou deck".
Veja que este efeito apresenta uma condição muito importante: ''when'' (quando) descrita na carta, ou seja, o efeito impõe que quando esta carta é destruída seu efeito ocorra, ou seja, na prática, para seu efeito ocorrer, numa corrente a última coisa que deve acontecer em campo é a destruição da carta, ela ser enviada para o cemitério. 
Se por alguma razão você resolva destruir essa carta para ela servir como tributo por exemplo, a última coisa que acontecerá na corrente não será a destruição do monstro (ao ser tributado) mas sim a invocação do monstro, logo, a carta Peten até seria destruída (por ter sido tributada) mas seu efeito de trazer outra cópia dela pro campo não se cumpriria, pois a última coisa que ocorreu no campo não foi a sua destruição, e sim a invocação, e então ela perde a prioridade na corrente (prioridade na corrente é o último efeito da corrente, a última coisa que aconteceu no campo até o momento), resultando no miss timing, e seu efeito não ser cumprido.
Outro exemplo é a carta "Flamvell Firedog" que diz que quando essa carta destrói um monstro do inimigo e o envia pro cemitério, você pode realizar a invocação especial de um monstro FIRE de defesa de 200 ou menos do seu deck.
Então numa situação normal, você atacaria um monstro qualquer do seu oponente e ele é enviado pro cemitério, em consequência disso você ativa o efeito do Firedog, invocando nesse instante um monstro pro campo. Porém, se quando você destruiu o monstro do oponente com o Firedog e a carta revelada era um Man-eater bug, por exemplo, quando ele é revelado o oponente pode destruir um monstro seu, se por um acaso ele escolher destruir seu Firedog nesse instante, você irá perder o tempo do trigger do mesmo, pois a última coisa que aconteceu no campo não foi a destruição do monstro do oponente (no caso, o man-eater bug) e sim a destruição do seu Firedog.
Em outro cenário pode ocorrer de seu Firedog atacar um Yomi Ship, por exemplo, onde o efeito do mesmo diz que quando Yomi Ship for destruído e enviado pro cemitério, a carta que o destruiu é destruída também. Nesse momento você pode pensar que seu Firedog iria perder o tempo do trigger por ter sido destruído, porém não é bem assim: A condição de ativação do Yomi Ship é que ele seja primeiro destruído e enviado pro cemitério, ou seja, nessas condições até o presente momento a última coisa que aconteceu no campo foi realmente a destruição do Yomi Ship, então isso lhe permitiria realizar o efeito do Firedog e trazer o outro monstro pro campo, mas logo em seguida o Firedog seria destruído, porém seu efeito não perdeu timing e foi resolvido.
Pode parecer confuso de entender agora, mas quando ler o tutorial de correntes e velocidade de magia tudo vai se clarear.


Efeito rápido (quick-play): Estes efeitos podem ser ativados em qualquer turno do jogo, inclusive em um dos turnos do seu oponente.

Exemplo de carta com este tipo de efeito:
"Durante o turno de seu oponente: Você pode banir* esta carta do cemitério para negar o próximo ataque deste turno de um monstro do seu oponente".
Então digamos assim, está na vez do meu oponente, então eu posso ativar o efeito desta carta mesmo não estando na minha vez, o efeito desta carta é: Eu irei banir esta carta do jogo, mas assim eu posso negar o ataque de algum monstro do oponente durante este turno.
Supondo que eu tenha este card em meu cemitério e meu oponente decida me declarar um ataque em sua fase de batalha. Uma vez tendo a carta Necro Gardna em meu cemitério, eu posso bani-lo de lá e negar o ataque de meu oponente, ou seja, um efeito rápido pois foi ativado na vez do meu oponente e não na minha.

Outra carta com este tipo de efeito rápido é:

"Durante a fase principal do seu oponente: Você pode enviar esta carta da sua mão para o cemitério, então selecione um monstro de efeito virado pra cima no campo que seu oponente controla, negue o efeito daquele monstro até o final deste turno."

Então se você estiver com esta carta em mãos e seu oponente na fase principal dele resolver ativar um efeito de monstro, você pode enviar a carta Effect veiler pro cemitério e negar o efeito daquele monstro até o fim do turno.
Entende que isto seria um efeito rápido por ter sido ativado na vez do seu oponente?

*As cartas de monstros com efeitos também ficam posicionadas na monster zone do campo como os monstros normais.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Efeito de monstro é considerado ataque?
    Por exemplo: o oponente ativou um efeito de um monstro que destrói todas as minhas cartas de magia e armadilha, se eu tivee força espelho, posso usar em resposta a esse efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, Hugo, não pode. Ativação de efeito é diferente de ataque. E ativação de efeito é algo que vale tanto para cartas de monstros de efeito quanto para cartas mágicas e armadilhas. Se a força espelho pudesse ser ativada em resposta à ativação de algum efeito de monstro, isso constaria na descrição da carta. Seria mais ou menos assim: "quando o oponente declarar um ataque ou ativar um efeito de monstro..."

      Excluir
  4. Eu posso fazer uma corrente com um efeito flip de um monstro?

    ResponderExcluir
  5. Lilith, a dama da lamebtaçao. Eu posso ativar esse efeito rapido da Lilith da minha mao ? Por ser efeito rapido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não , pois ela precisa bestar no campo. As únicas cartas de Quick effect que ativam na sua mão são as chamadas "hand traps", que são as cartas que ativam seus efeitos descartando-as . Ex : effect veiler , ghost Ogre , Ash blossom, ghost reaper , d.d Crow , etc ...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um Monstro chamado Balerdroque, me permite Negar o Efeito, mas ele não especifica oque ele nega, então ele nega efeito de monstro e cartas magicas/armadilhas Ou só de monstro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ele especifica! Vc só pode atiar o efeito do balerdroch quando um monstro do tipo zumbi ativa um efeito, então vc só pode negar o efeito do monstro do tipo zumbi que desencadeou o efeito dele, mais se escolher o de remover, não precisa remover o monstro que desencadeou o efeito do balerdroch

      Excluir
  8. Efeitos de monstros q não " efeitos rápidos" ou " durante o turno de qualquer duelista" , que são apenas uma vez por turno , podem ser ativados na vez do seu oponente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa dúvida
      Ex é o unicórnio kirin que diz:"no turno de qualquer duelista você pode escolher um mostro pêndulo e um mostro do oponente e voltar ambos para a mão" mas na carta não diz que é efeito rápido ai tenho muita dúvida se pode ser ativado no turno do meu oponente também

      Excluir
  9. Efeitos de monstro que beneficiam outros conta pra ele mesmo? E outra duvida, por ex: harpia medium diz que você pode invocar por SS um monstro "harpia" em modo de defesa, então eu posso invocar o bebê dragão de estimação da harpia? Afinal, consta no nome da carta "harpia".

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma dúvida o Golem de lava pode tributar monstros do oponente ; isso é considerado um efeito?

    ResponderExcluir