Cartas Armadilha (trap cards)
Este tipo de carta que também fica na spell trap zone do campo, assim como as cartas mágicas não possuem pontos nem atributos mas sim efeitos.
A diferença entre as cartas mágicas e armadilhas é que as cartas traps normalmente só podem ser ativadas no turno seguinte em que são colocadas em campo.
Quando tem seus efeitos resolvidos ou são destruídas são enviadas para o cemitério, e assim como as cartas mágicas, você pode baixar quantas cartas armadilha quiser em sua main phase 1 ou 2 sem restrições (diferente do que ocorre com os monstros) só evitando de ficar sem lugar disponível no campo.
Seus efeitos só poderão ser ativados se estiverem reveladas no campo (com a face para cima). Diferente das cartas mágicas, as cartas armadilha normalmente não podem ser colocadas em campo viradas pra cima diretamente da mão pro campo.
São identificadas pela sua cor rosa.
Veja as características de uma trap card:
Nome: Carta em questão
Imagem: Identificação da carta
Tipo: Trap card/Carta armadilha
Efeito: Leia aqui a descrição do efeito da carta e saiba como e quando ativá-la
Tipo de efeito: Assim como no caso das cartas mágicas, as cartas armadilha possuem alguns tipos de efeitos dependendo de seu símbolo que se encontra no topo direito da carta.
[NORMAL]: Existem as cartas com efeito 'normal' que não possuem o ícone na carta. Estas cartas na maioria das vezes só podem ser ativadas no turno seguinte em que são colocadas em campo viradas com a face para baixo, tem seu efeito resolvido e são enviadas para o cemitério.
Exemplo deste tipo de carta:
"Quando um monstro oponente declara um ataque, destrua todas as cartas em posição de ataque que seu oponente controla".
Eu particularmente gosto muito desta carta pois quando o oponente declara um ataque contra nosso campo, todos os monstros que ele controla na posição de atk são enviados pro cemitério antes do cálculo de dano.
Para ativar esta carta é o seguinte: Ela está até o momento virada com a face para baixo no campo, quando o oponente declara o ataque você pode revelar esta carta e ativar seus efeitos, se ela não for impedida numa corrente*, seus efeitos são resolvidos e ela é enviada para o cemitério.
Efeito continuado (continuous)
Assim como no caso das cartas mágicas, as cartas de armadilha também possuem este símbolo do infinito para representar seus efeitos de continuidade no campo, ou seja, enquanto aquela estiver ativada no campo seus efeitos irão ser ativados durante cada turno.
Também só podem ser ativadas no próximo turno em que foram setadas.
Exemplo deste tipo de carta:
"Cada monstro de seu oponente que conduzir um ataque enquanto esta carta estiver com a face para cima no campo terá seu ataque diminuído pela metade contanto que esta carta permaneça no campo.
Durante cada uma de suas fases de apoio, pague 2000 pontos de vida ou destrua esta carta".
Então esta carta tem o seguinte efeito: Enquanto ela estiver em campo todos os monstros do oponente tem seu ataque cortado na metade quando for declarar um ataque. Porém, para que esta carta continue em campo com seu extraordinário efeito, o seu controlador deve pagar 2000 pontos de vida a cada fase de apoio.
Outra carta armadilha com efeito continuado que eu gosto bastante é esta aqui:
"Todos os monstros com nível 4 ou maior no campo não podem atacar".
Então enquanto esta carta estiver no campo, todos os monstros com nível 4 ou superior não poderão declarar ataques, mas isto serve tanto para os monstros do oponente quanto para os monstros de seu controlador, porém com uma boa estratégia e um deck certo para este tipo de armadilha, muitas coisas interessantes podem ocorrer.
Momentos de ativação de armadilhas:
As cartas armadilha como dito anteriormente só podem ser ativadas no próximo turno em que são setadas (colocadas em campo com a face para baixo).
Existem dois tipos de situações em que podemos ativar as traps: As traps com momentos específicos que só poderão ser ativadas em momentos determinados, e as traps que não dizem em que determinado momento podem ser ativadas.
No caso das armadilhas de momentos específicos elas só poderão ser ativadas naquele momento em questão, por exemplo, se na carta diz "Durante a fase de compra do oponente" como no caso da armadilha drop-off, aquela carta só poderá ser ativada de fato na fase de compras do oponente e em nenhum outro momento.
O caso da carta Magic Cylinder também é uma armadilha de momento específico, pois diz claramente "Quando um monstro do oponente declarar um ataque (...)", ou seja, ela será ativada na fase de batalha do seu oponente e somente quando ele declarar um ataque a você.
Essas cartas de momento específico irão salientar quando e como serão ativadas claramente e então você saberá se poderá ativá-las ou não.
Se a carta não diz com clareza um momento específico que poderá ativar, isso significa que ela poderá ser ativada a qualquer momento do jogo que você quiser, contanto que seja no turno seguinte em que for setada. Por exemplo a carta: Compulsory Evacuation Device, ela diz que você pode retornar uma carta de monstro do oponente pra mão dele, mas não diz com clareza quando esse efeito pode acontecer, ele pode acontecer por exemplo na fase principal quando seu oponente acaba de invocar um monstro ou até mesmo na fase de batalha do seu oponente quando o mesmo declarar ataque com um monstro, você pode devolver este monstro pra mão de seu dono.
Então se uma carta armadilha não especificar um momento de ativação, você poderá ativá-la quando quiser, até mesmo na vez do oponente, contanto que seja um turno após ser baixada em campo.
A carta força espelho pode ser usada em quanto for a vez do oponente?
ResponderExcluirSim.
Excluiré uma carta armadilha. se ela é ativa quando o oponente ataca, LÓGICO que é na vez do oponente.
ExcluirEfeitos de ativar de armadilhas continuas que já estão viradas pra cima podem ser ativadas no turno do oponente? E se tiverem viradas para baixo, muda algo?
ResponderExcluirEx: "World Legacy Pawns" não diz "efeito rápido" na ativação dos efeitos, eu posso ou não ativar os efeitos no turno do oponente?