quinta-feira, 23 de junho de 2016

Resposta/Corrente & Velocidade de magia



Efeito de resposta (Counter)

Estas cartas armadilhas podem ser ativadas durante o turno do seu oponente ou seu próprio turno como resposta a alguma carta com efeito (mágica, monstro de efeito ou outra armadilha).
Exemplo:

"Quando uma armadilha é ativada pague 1000 pontos de vida e negue a ativação da carta, se fizer isto destrua-a".

Ou seja, se alguma carta de armadilha for ativada, você pode revelar esta carta em campo e ativar seu efeito negando-o e ainda destruindo a carta armadilha que não teve seu efeito ativado.

Corrente (Chain):

Estes tipos de carta resposta desenvolvem uma sequência em cadeia que tem o nome de "corrente" (chain) ou seja, carta A é ativada e carta B desativa os efeitos da carta A.
Isto é um exemplo básico de corrente onde a carta de resposta nega os efeitos de alguma outra carta no campo, mas e no caso de uma cadeia mais complexa?

Por exemplo, uma carta de magia com o efeito continuado é ativada, e então o oponente responde esta ativação com esta carta de resposta:

"Você pode ativar esta carta quando uma mágica de continuidade é ativada. Negue todas as mágicas com efeito continuous durante o turno que esta carta é ativada."

Então a primeira cadeia ocorre da seguinte forma: Carta mágica do oponente é ativada, e carta armadilha de resposta é ativada para cancelar seus efeitos, mas digamos que nesta mesma rodada o oponente ative uma outra carta de resposta, esta:

"Quando um monstro seria invocado OU uma carta mágica/armadilha é ativada: Pague metade do seus pontos de vida, negue a invocação ou ativação, e se você conseguir, destrua aquela carta".

No caso aqui o jogador deseja negar a ativação de uma armadilha, então a ativação da armadilha anterior (Mystic Probe) foi anulada.

Mas eis que surge uma resposta a esta última carta (Solemn  Judgment):

"Negue a ativação de uma mágica ou armadilha oponente, e destrua-a. Seu oponente compra uma carta."

Então agora a carta Dark Bribe nega a ativação de Solemn Judgment, como ficou esta corrente?

Jogador A joga uma carta de magia continua ==> Primeira corrente
Jogador B responde com Mystic Probe (armadilha normal) ==> Segunda corrente
Jogador A responde com Solemn Judgment (carta de resposta) ==> Terceira corrente
Jogador B responde com Dark Bribe (outra carta de resposta) ==> Quarta corrente

Quem desativa quem? Quem no final prevaleceu?
Seguimos as correntes da maior para menor, então resolvemos a última corrente da cadeia, ou seja, o efeito da carta Dark Bribe, logo, ela anula o efeito da corrente 3 que seria Solemn Judgment, como a carta do Solemn Judgment não conseguiu resolver seu efeito por ter sido destruída pela corrente 4, a corrente 2 não é negada, ou seja, a carta Mystic Probe resolve seu efeito e anula o efeito da carta continuada de magia que foi posta em campo.

Se fosse o caso da inexistência da corrente 4 com Dark Bribe a carta mágica com efeito continuo seria ativada, veja:

Jogador A joga uma carta de magia continua ==> Primeira corrente
Jogador B responde com Mystic Probe (armadilha normal) ==> Segunda corrente
Jogador A responde com Solemn Judgment (carta de resposta) ==> Terceira corrente

Resolvendo a terceira corrente com o efeito de Solemn Judgment, o seu controlador paga seus pontos de vida e nega o efeito da carta Mystic Probe, logo, a carta de magia poderá ser ativada pois o efeito da Mystic Probe de negar a carta de magia contínua foi negada e a carta destruída.

Resolver as correntes não parece ser um grande problema quando se organiza sua ordem em cadeia numa sequência da maior para a menor, mas o que mais confunde os jogadores iniciantes é: ''Quando eu posso ativar uma carta armadilha como resposta? Ela vai funcionar numa corrente?''
Esta é uma dúvida muito comum e muito fácil de ser sanada por conta de um critério muito importante com relação a cartas que possuem efeitos (incluindo os monstros de efeitos, cartas mágicas e armadilhas) a velocidade da magia da carta:

Velocidade de magia das cartas:

As velocidades das cartas vão do um ao três, e as cartas armadilhas de resposta estão classificadas como velocidade 3, ou seja, numa cadeia de corrente, as cartas de resposta como possuem a maior velocidade de magia irão sempre ficar no topo da cadeia, sendo sempre resolvidas primeiros que as outras cartas.
Veja abaixo os tipos de efeitos de acordo com suas velocidades:

Cartas com velocidade de magia 1:

Cartas Mágicas: Normal, Continuada, Equipamento, Campo e Ritual;
Cartas de efeitos de monstros: Flip, Ignição, Gatilho.

Ou seja, qualquer carta que possuir os tipos de efeitos da velocidade 1 de magia podem ser negadas ou destruídas por cartas de velocidade 2 ou 3. As cartas de velocidade 1 sempre estão no início da corrente (normalmente na corrente 1) e por serem resolvidas sempre por último, se a corrente já possuir uma cadeia maior que 1, elas tem o risco de serem canceladas e ou destruídas.

Cartas com velocidade de magia 2:

Cartas mágicas: Quick-play
Cartas de efeitos de monstros: Quick-play
Cartas armadilhas: Normal, Continuada 

Qualquer carta de velocidade 1 tem a possibilidade de ser destruída ou cancelada por alguma dessas cartas de velocidade 2, por exemplo, jogador A resolve realizar um special summon com a carta de ritual para determinado monstro ser invocado, porém, o jogador B ativa uma carta armadilha normal para destruir qualquer carta que seria trazida com special summon (ritual).
A cadeia fica desta forma:

Jogador A invocando monstro com magia de ritual ==> Corrente 1
Jogador B ativa carta normal de armadilha que impede o ritual ==> Corrente 2

Como a corrente 2 será resolvida primeiro que a 1, o jogador A não conseguiria invocar o monstro por ritual.

Como dito mais acima, as cartas armadilha de resposta tem a velocidade de magia 3, ou seja, elas podem negar ou destruir qualquer carta de velocidade 2 ou 1 na corrente.
Então digamos que o jogador A que havia ativado a carta de ritual responda a carta normal de armadilha do jogador B com uma carta de resposta (velocidade 3), então a corrente fica o seguinte:

Jogador A invocando monstro com magia de ritual ==> Corrente 1
Jogador B ativa carta normal de armadilha que impede o ritual ==> Corrente 2
Jogador A responde com carta armadilha de resposta ==> Corrente 3

Portanto, as cartas de resposta sempre ficarão no topo da corrente e sempre serão resolvidas primeiro.
No caso do exemplo, a carta de resposta na corrente 3 destrói a carta de armadilha normal de velocidade 2 na corrente 2, logo, a corrente 1 não foi negada e poderá ser resolvida, então o ritual iria se cumprir.

Por fim, as únicas cartas que podem negar ou destruir uma carta de resposta que está na velocidade 3 seria outra carta de resposta, assim como ocorreu no exemplo lá em cima com as cartas armadilhas Dark Bribe, Solemn Judgement e etc.
E então no caso de resolver várias cartas de resposta numa corrente, faça pela ordem da resolução da mesmas: Começando pela carta na maior corrente (a última carta ativada na cadeia) até chegar na corrente 1.

2 comentários:

  1. Uma carta de resposta so pode ser destroida por outra carta de resposta??

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