Efeito de resposta (Counter)
Estas cartas armadilhas podem ser ativadas durante o turno do seu oponente ou seu próprio turno como resposta a alguma carta com efeito (mágica, monstro de efeito ou outra armadilha).
Exemplo:
"Quando uma armadilha é ativada pague 1000 pontos de vida e negue a ativação da carta, se fizer isto destrua-a".
Ou seja, se alguma carta de armadilha for ativada, você pode revelar esta carta em campo e ativar seu efeito negando-o e ainda destruindo a carta armadilha que não teve seu efeito ativado.
Corrente (Chain):
Estes tipos de carta resposta desenvolvem uma sequência em cadeia que tem o nome de "corrente" (chain) ou seja, carta A é ativada e carta B desativa os efeitos da carta A.
Isto é um exemplo básico de corrente onde a carta de resposta nega os efeitos de alguma outra carta no campo, mas e no caso de uma cadeia mais complexa?
Por exemplo, uma carta de magia com o efeito continuado é ativada, e então o oponente responde esta ativação com esta carta de resposta:
"Você pode ativar esta carta quando uma mágica de continuidade é ativada. Negue todas as mágicas com efeito continuous durante o turno que esta carta é ativada."
Então a primeira cadeia ocorre da seguinte forma: Carta mágica do oponente é ativada, e carta armadilha de resposta é ativada para cancelar seus efeitos, mas digamos que nesta mesma rodada o oponente ative uma outra carta de resposta, esta:
"Quando um monstro seria invocado OU uma carta mágica/armadilha é ativada: Pague metade do seus pontos de vida, negue a invocação ou ativação, e se você conseguir, destrua aquela carta".
No caso aqui o jogador deseja negar a ativação de uma armadilha, então a ativação da armadilha anterior (Mystic Probe) foi anulada.
Mas eis que surge uma resposta a esta última carta (Solemn Judgment):
"Negue a ativação de uma mágica ou armadilha oponente, e destrua-a. Seu oponente compra uma carta."
Então agora a carta Dark Bribe nega a ativação de Solemn Judgment, como ficou esta corrente?
Jogador A joga uma carta de magia continua ==> Primeira corrente
Jogador B responde com Mystic Probe (armadilha normal) ==> Segunda corrente
Jogador A responde com Solemn Judgment (carta de resposta) ==> Terceira corrente
Jogador B responde com Dark Bribe (outra carta de resposta) ==> Quarta corrente
Quem desativa quem? Quem no final prevaleceu?
Seguimos as correntes da maior para menor, então resolvemos a última corrente da cadeia, ou seja, o efeito da carta Dark Bribe, logo, ela anula o efeito da corrente 3 que seria Solemn Judgment, como a carta do Solemn Judgment não conseguiu resolver seu efeito por ter sido destruída pela corrente 4, a corrente 2 não é negada, ou seja, a carta Mystic Probe resolve seu efeito e anula o efeito da carta continuada de magia que foi posta em campo.
Se fosse o caso da inexistência da corrente 4 com Dark Bribe a carta mágica com efeito continuo seria ativada, veja:
Jogador A joga uma carta de magia continua ==> Primeira corrente
Jogador B responde com Mystic Probe (armadilha normal) ==> Segunda corrente
Jogador A responde com Solemn Judgment (carta de resposta) ==> Terceira corrente
Resolvendo a terceira corrente com o efeito de Solemn Judgment, o seu controlador paga seus pontos de vida e nega o efeito da carta Mystic Probe, logo, a carta de magia poderá ser ativada pois o efeito da Mystic Probe de negar a carta de magia contínua foi negada e a carta destruída.
Resolver as correntes não parece ser um grande problema quando se organiza sua ordem em cadeia numa sequência da maior para a menor, mas o que mais confunde os jogadores iniciantes é: ''Quando eu posso ativar uma carta armadilha como resposta? Ela vai funcionar numa corrente?''
Esta é uma dúvida muito comum e muito fácil de ser sanada por conta de um critério muito importante com relação a cartas que possuem efeitos (incluindo os monstros de efeitos, cartas mágicas e armadilhas) a velocidade da magia da carta:
Velocidade de magia das cartas:
As velocidades das cartas vão do um ao três, e as cartas armadilhas de resposta estão classificadas como velocidade 3, ou seja, numa cadeia de corrente, as cartas de resposta como possuem a maior velocidade de magia irão sempre ficar no topo da cadeia, sendo sempre resolvidas primeiros que as outras cartas.
Veja abaixo os tipos de efeitos de acordo com suas velocidades:
Cartas com velocidade de magia 1:
Cartas Mágicas: Normal, Continuada, Equipamento, Campo e Ritual;
Cartas de efeitos de monstros: Flip, Ignição, Gatilho.
Ou seja, qualquer carta que possuir os tipos de efeitos da velocidade 1 de magia podem ser negadas ou destruídas por cartas de velocidade 2 ou 3. As cartas de velocidade 1 sempre estão no início da corrente (normalmente na corrente 1) e por serem resolvidas sempre por último, se a corrente já possuir uma cadeia maior que 1, elas tem o risco de serem canceladas e ou destruídas.
Cartas com velocidade de magia 2:
Cartas mágicas: Quick-play
Cartas de efeitos de monstros: Quick-play
Cartas armadilhas: Normal, Continuada
Qualquer carta de velocidade 1 tem a possibilidade de ser destruída ou cancelada por alguma dessas cartas de velocidade 2, por exemplo, jogador A resolve realizar um special summon com a carta de ritual para determinado monstro ser invocado, porém, o jogador B ativa uma carta armadilha normal para destruir qualquer carta que seria trazida com special summon (ritual).
A cadeia fica desta forma:
Jogador A invocando monstro com magia de ritual ==> Corrente 1
Jogador B ativa carta normal de armadilha que impede o ritual ==> Corrente 2
Como a corrente 2 será resolvida primeiro que a 1, o jogador A não conseguiria invocar o monstro por ritual.
Como dito mais acima, as cartas armadilha de resposta tem a velocidade de magia 3, ou seja, elas podem negar ou destruir qualquer carta de velocidade 2 ou 1 na corrente.
Então digamos que o jogador A que havia ativado a carta de ritual responda a carta normal de armadilha do jogador B com uma carta de resposta (velocidade 3), então a corrente fica o seguinte:
Jogador A invocando monstro com magia de ritual ==> Corrente 1
Jogador B ativa carta normal de armadilha que impede o ritual ==> Corrente 2
Jogador A responde com carta armadilha de resposta ==> Corrente 3
Portanto, as cartas de resposta sempre ficarão no topo da corrente e sempre serão resolvidas primeiro.
No caso do exemplo, a carta de resposta na corrente 3 destrói a carta de armadilha normal de velocidade 2 na corrente 2, logo, a corrente 1 não foi negada e poderá ser resolvida, então o ritual iria se cumprir.
Por fim, as únicas cartas que podem negar ou destruir uma carta de resposta que está na velocidade 3 seria outra carta de resposta, assim como ocorreu no exemplo lá em cima com as cartas armadilhas Dark Bribe, Solemn Judgement e etc.
E então no caso de resolver várias cartas de resposta numa corrente, faça pela ordem da resolução da mesmas: Começando pela carta na maior corrente (a última carta ativada na cadeia) até chegar na corrente 1.
Uma carta de resposta so pode ser destroida por outra carta de resposta??
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir