sábado, 2 de julho de 2016

Deck Profile: Kozmo


Ei turma!! Hoje vim falar sobre o META do momento: Kozmo deck.
Apesar deste deck ter ganho alguns campeonatos ultimamente eu acho que ele é um pouco superestimado, mas isso eu vou explicar pra vocês o porquê.
O deck é composto por suas ''naves'' e seus ''pilotos'' inspirados no Mágico de Oz & Star Wars (lindo tema, não?) e é um deck que é focado em acabar logo com o jogo em poucos turnos realizando um combo master de trazer cartas de level alto da sua mão pro campo facilmente para atacar os LPs do oponente e encerrar a partida rapidamente.
O grande e ultra problema deste meta é a sua dinâmica: Como disse, existem muitas cartas de lvl avançado no deck (9 primariamente) e receber todas elas numa única mão pode ser o fim do seu pescoço e ferrar a jogada toda.
As cartas que matam o jogo são as naves (as cartas de lvl alto e pontos de ataque poderosos), seus suportes e buscadores são os pilotos (os monstros de nível baixo e ataque baixo).
Os efeitos dos pilotos são em sua maioria em se ''alto banir'' para chamar uma nave especialmente da mão pro campo.
Como o deck trabalha muito com a banished zone, a field deste deck tem como principal foco reciclar os cards banidos e trazê-los de volta pra sua mão. Mas vamos ver todo esse bafafá em partes, ok?
Primeiro vamos mostrar as naves do deck:


Obviamente este é o "badass" do deck, não apenas pelo seu poder de fogo mas pelos seus efeitos:
1) Quando é invocado você pode selecionar um monstro no campo e destruí-lo;
2) Esta carta não pode ser alvo de efeitos do oponente;
3) Quando é destruída (em batalha ou por efeito) banindo esta carta, ela traz outra nave Kozmo de lvl 7 ou menos pro campo diretamente do seu deck!!! (Isso que é ser op hem rapaz?)


Nossa segunda melhor nave Kozmo, e como toda nave deste deck, além de possuir poder de fogo alto ainda possui três efeitos lindos:
1) Não pode ser alvo de efeitos do oponente;
2) Na sua fase de apoio você ganha 1000 LPs (já explico porquê isso é importante);
3) Quando é destruída por batalha ou efeito, você pode bani-la e chamar pro campo uma outra nave Kozmo de lvl 6 ou menos diretamente do deck, ou seja, é padrão deste deck sempre que uma ''nave'' mais forte ser destruída, é possível colocar em campo uma outra nave um pouco mais 'fraca'.


Por fim aí está nossa terceira nave com seu poder de ataque bom e seus efeitos:
1) Quando é invocada te dá a possibilidade de destruir alguma spell ou trap em campo;
2) Quando é destruída por batalha ou efeitos... Já sabe né? Bane ela e traga do deck pro campo um monstro Kozmo de lvl 4 ou menos (ou seja, seus pilotos).

Okay, eu já mostrei pra vocês os badasses do deck, com eles em campo se tudo der certo, os LPs do oponente vão chorar.

Agora vejamos seus pilotos:


Essa carta é nosso principal buscador: Pague 500 pontos de vida e adicione um Kozmo do deck pra mão (Ohhh não me diga que não pensou em trazer as naves? kk)
Tá mas... Pra realizar seu efeito não basta pagar o custo de 500 LPs, essa garotinha ainda precisa dar dano aos pontos de vida do oponente pra poder buscar os cards.
Certo... Uma carta de 1500 pontos de ataque realizar este feito é meio chato, né? Tudo bem que temos um suporte neste deck pra essa carta (siiim, vai se acostumando que este deck é muito dependente de outras cartas secundárias que às vezes podem não estar contigo no momento certo), mas mesmo assim é chato.
Tudo bem, já comecei a explicar o ponto fraco do meta, mas vou lhe dizer... Quando o combo funciona ninguém segura!
Então você ataca os LPs do oponente com a Farmgirl, ativa seu efeito de buscar uma nave (normalmente você busca as naves, né?) e seu segundo efeito completa o combo: Bana a Farmgirl e realize a invocação especial de um Kozmo de lvl 4 ou maior de sua mão pro campo... Ou seja... Muito provavelmente a nave que acabara de buscar. 
E sim, este efeito pode ser realizado na battle phase, então você além de tirar LP com a Farmgirl ainda pode ter um novo ataque com uma das naves.


Este próximo piloto tem dois efeitos bons: 
1) Você pode banir esta carta e realizar a invocação especial de um Kozmo de lvl 3 ou maior da sua mão pro campo (Melhor que a Farmgirl, não?)
2) Ou você pode pagar 500 pontos de vida pra trazer de voltar pro campo um de seus Kozmos banidos. O efeito dele é negado quando trazido de volta e na fase final ele é destruído, mas já é um grande reforço em casos de ter que matar o jogo, por exemplo.


Este piloto tem como foco trazer as naves pro campo, com certeza: Se banir ela você pode realizar a invocação especial de um Kozmo de lvl 5 ou maior diretamente de sua mão (as naves, óbvio).
Se quiser travar o jogo por algum motivo em específico e esperar as cartas certas chegarem em sua mão pra combar, você pode ativar seu outro efeito: Pague 1000 pontos de vida e então esta carta não pode ser destruída nem por batalha e nem por efeitos neste turno.

Viu porque ganhar 1000 LPs à cada rodada com nossa segunda nave era importante? Esses pilotos tem muito custo de LPs, então é importante tê-los altos.


Este outro piloto também tem como foco trazer as naves pro campo, pois assim como a carta acima, você bane esta carta e traz da sua mão pro campo um Kozmo de lvl 5 ou mais.
O outro efeito dela também pode ser uma baita ajuda, é praticamente um ''Livro da lua'' que não é quick-play: Pagando 500 LPs você pode escolher um monstro de face pra cima do oponente e colocá-lo de face pra baixo em defesa.


Lembra que eu disse que a Farmgirl tinha um suporte? Aí está ele... A carta "Honest" é muito comum em decks lights atuais e aqui não poderia ser diferente:
Você pode mandar esta carta da sua mão pro cemitério enquanto um monstro seu está na fase de dano, aquele monstro ganha poder de atk igual ao atk da carta com quem está batalhando, ou seja uma grande ajuda pra Farmgirl ficar forte provisoriamente e poder acionar seu combo.
E outra: Em sua fase principal você pode enviar esta carta de volta pra sua mão (tipo as cartas spirit) e então você pode atacar seu oponente com ela e na main phase 2 colocá-la de volta na mão, algo bem troll, rs.


Este field é excelente para extinguir alguns contras deste deck veja seus 3 efeitos:
1) Você pode retornar um Kozmo banido pra sua mão (você perde LP igual ao seu respectivo nível vezes 100, quando ativa esse efeito);
2) Você pode revelar quantos Kozmos cards de sua mão quiser, então você os coloca em seu deck e compra a mesma quantidade de cartas referente a quantidade de Kozmos cards que você embaralhou no deck anteriormente. (Muito bom caso sua mão venha apenas com as naves e você não possa fazer muito);
3) Quando ela é destruída por efeito você pode trazer outra card Kozmo do seu deck para a sua mão, inclusive claro, outro exemplar dela.
Então é um campo essencial para tapar os buracos deste meta, logo, ter um ou dois Terraformings no deck para buscar este field não é uma má ideia.


Limitaram esta carta em má hora pra esse deck, mas vamos lá:
Ativando essa carta, seu oponente deve declarar um nível pra você, depois disso você pega do topo do teu deck suas cartas até que apareça alguma que possa ser invocada normalmente. Se a carta que você pegou for do nível que seu oponente declarou, você deve enviar todas as cartas que você pegou do seu deck diretamente pro cemitério, mas se não for, você pode realizar a invocação especial daquela carta e as outras vão pro cemitério.
Um ótimo negócio para trazer as naves pro campo mais facilmente.


Essa aqui parece ser brincadeira mas não é: Você pode realizar a invocação especial de um monstro psíquico de lvl 3 ou menos da sua mão ou do seu deck (omg, do deck)... Tá que ele é removido ao final do turno, mas a Farmgirl ou Strawman são psíquicos e já seriam removidos de qualquer forma por seu efeito então... É isso aí.

Como você pode ver, apesar deste deck ter umas brechas beeeem feias, se os combos dele conseguirem ser realizados sem interrupções, é quase certa uma vitória, pois esse combo de banir os pilotos depois de atacarem e chamar as naves pra rasgar os pontos de vida do oponente é muito legal.

Eu na minha opinião acho chato jogar com o deck Kozmo por ele depender muito de outras cartas sempre, mas que ele tem um dos combos mais fatais do meta, oh isso ele tem.

Se se interessou pelo deck segue aqui a decklist do mesmo:

Monstros:
x3 Kozmo Dark Destroyer
x3 Kozmo Forerunner
x3 Kozmo Sliprider
x3 Kozmo Farmgirl
x3 Kozmoll Wickedwitch
x2 Kozmo Strawman
x2 Kozmo Goodwitch
x2 Honest
x2 Maxx C
x1 Effect Veiler

Spells:
x3 Kozmotown
x2 Terraforming
x2 Emergency Teleport
x2 Mystical Space Typhoon
x1 Reasoning
x1 Raigeki

Traps:
x3 Solemn Strike
x1 Solemn Warning
x1 Vanyt's Emptiness

O extra deck fica ao seu critério imaginativo. 

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