Fases dos turnos:
Existem os turnos dos jogadores que são suas vezes de jogar, em cada turno cada jogador tem o direito a 6 fases:
1) Fase de compras (Draw phase): Nesta fase o jogador compra uma carta de seu deck e a coloca em sua mão (Nesta fase também algum efeito de carta pode acontecer, como por exemplo, o efeito da carta drop-off);
2) Fase de apoio (Standby phase): Nesta fase efeitos de algumas cartas podem ser ativados ou cumpridos, por exemplo o efeito da carta Ebon Magician Curran;
3) Fase principal 1 (Main phase): Nesta fase o jogador pode colocar suas cartas em campo e se possível ativar seus efeitos (no caso delas conterem efeitos*);
4) Fase de batalha (Battle phase): Nesta fase o jogador pode declarar ataques contra as cartas do inimigo ou ataques diretos (se o inimigo não possuir cartas em campo) e efeitos podem ser ativados aqui também como por exemplo o efeito da carta Call of the Haunted;
5) Fase principal 2: Nesta fase o jogador pode se preparar para o turno do oponente adicionado mais cartas em seu campo e ou ativando efeitos de cartas;
6) Fase final (End phase): Nesta fase os efeitos de algumas cartas devem se cumprir também (se houverem cartas com efeitos nesta fase), como por exemplo o efeito de Justice of Prophecy. Caso não hajam cartas com efeitos de end phase no campo, o jogador deve passar a vez para o seu oponente.
Se atente às regras:
**Para decidir quem irá iniciar a partida o critério é livre (pedra papel & tesoura, melhor de três, par ou ímpar) mas o mais recomendado é através da jogada de um dado de 6 faces, a pessoa que obter o maior número no dado irá escolher quem iniciará a vez, podendo até escolher que seu oponente inicie.
**O jogador que iniciar a rodada do duelo não tem direito a fase de batalha (pois o oponente ainda não jogou sua vez) e quando termina sua jogada sai da fase principal 1 ou 2 para a fase final diretamente.
**Atualmente o jogador que inicia a vez não tem direito a fase de compras, com suas 5 cartas na mão, o jogador iniciante da vez vai para sua fase principal diretamente e só terá o direito de compra (draw) na sua próxima vez.
**Existem cartas que possuem efeitos em alguma fase específica do turno, até mesmo na fase final (como visto acima), então leia sempre a descrição da carta para saber em qual fase do turno o efeito irá ocorrer.
**Outra maneira de seu oponente perder o duelo ao invés de zerar os pontos de vida é quando ele não tem mais a possibilidade de comprar cartas do deck (esgotando suas cartas no mesmo) e perdendo por draw over (fim de compra) ou por efeito de alguma carta que determine isto (Exódia, por exemplo).
Fase de batalha - Regras e etapas:
Como visto neste tutorial, é possível entrar na fase de batalha para que você possa causar danos em seu oponente.
Com relação a esta fase lembre-se dessas regras:
1) Monstros em posição de defesa não poderão atacar: Todos os seus monstros posicionados em posição de defesa não poderão declarar ataques ao seu oponente nunca! Apenas monstros em posição de ataque poderão atacar na fase de batalha, a não ser por conta de algum efeito secundário de carta ou pelo efeito de algum monstro, por exemplo a carta: Elemental Hero Rampart Blaster. Esta carta pode infligir danos de batalha ao seu oponente diretamente mesmo estando em modo de defesa e virado pra cima no campo.
Em caso de exceções como esta, estará descrito na carta.
2) Um monstro pode atacar apenas uma vez por turno: Caso você ataque com seu monstro este mesmo monstro não poderá atacar novamente nesse mesmo turno, ou seja, o monstro só ataca uma vez de cada, a não ser em caso de exceções como a carta Mataza the Zapper que pode atacar duas vezes num mesmo turno ou a carta mágica Toon rollbackque permite que algum monstro toon que escolhermos possa atacar mais de uma vez neste turno.
3) Alterar posição de batalha: Você só pode alterar a posição de batalha de algum monstro uma vez por turno, se por exemplo o monstro for invocado em posição de ataque você não pode por nenhuma razão aparente colocá-lo em modo de defesa neste mesmo turno em qualquer que seja a fase (exemplo: Monstro invocado em posição de ataque, ataca na fase de batalha e depois você querer colocá-lo em defesa na fase principal 2, isso não pode ser feito de forma alguma!) Você só poderá mudar sua posição de batalha no próximo turno em que a carta foi colocada em campo em alguma das suas fases principais.
Existem casos em que seus monstros tem suas posições de batalha alterados num mesmo turno (por exemplo pelo efeito da carta book of moon -já vista neste tutorial- ou stop defense que retira seu monstro da posição defensiva e o colocada na posição ofensiva) e cartas com efeitos que permitam que o monstro tenha sua posição de batalha alterada num único turno, por exemplo a carta Golem Sentry que pode passar do modo de defesa pro modo de ataque (flip summon) e depois pode ser colocado em posição de defesa virado pra baixo no mesmo turno.
Claro, estas cartas são exemplo de exceções, portanto em casos como estes (efeitos) você deve seguir o que está escrito na carta e fugir da regra, mas se não forem casos de efeitos, os monstros não podem ter suas posições de batalha alterados no turno em que são colocados em campo.
4) Ataque direto: Quando seu oponente não possuir cartas na monster zone, você pode declarar um ataque direto em sua battle phase contra ele.
Se o ataque direto for concluído com êxito (ou seja, nenhuma carta o impeça antes) o oponente perde a quantidade de pontos de vidas igual ao ponto de atk do monstro atacante.
Existem alguns monstros com efeitos de atacar os pontos de vida diretamente do oponente sem a necessidade de estar na battle phase ou mesmo o jogador tendo cartas na monster zone, por exemplo a carta Rainwbon Flower.
Cálculo de dano:
Na fase de batalha, os jogadores podem atacar os monstros do inimigo de acordo com seus pontos de ataque:
Exemplo --> Monstro A possui 1400 pontos de atk e o monstro B possui 1000 pontos de atk, nisso, o monstro A ataca o monstro B, por conta do monstro B ter um ataque inferior ele é derrotado e enviado para o cemitério (graveyard). Então a diferença dos ataques desses monstros será descontada dos pontos de vidas (life points) do jogador perdedor, ou seja, o controlador do monstro B. Esta diferença será de 400 pontos ( 1400 - 1000 = 400), então se por exemplo o jogador controlador do monstro B possuía 5000 pontos de vida, após este ataque ele possuíra 4600 pontos de vidas (LPs).
Se ambos os monstros tivessem pontos de atk iguais e eles entrassem num embate, sem a intervenção de cartas secundárias ou efeitos, ambos os monstros seriam enviados para o cemitério e nenhum jogador perderia pontos de vida.
Os monstros em modo de ataque devem ficar virados com a face para cima no campo, assim:
No caso dos monstros em modo de defesa (que devem ser baixados horizontalmente e com a face para baixo, assim:
Quando um monstro em modo de defesa é atacado ele vira (flip) que significa justamente ''virar'', ou seja, o monstro é revelado quando um ataque a ele é declarado:
Um monstro em modo de defesa não pode atacar, ou seja, para atacar algum monstro, este deve estar em modo de ataque.
Se um monstro em modo de ataque declarar ataque a um monstro em defesa, os pontos serão calculados entre os pontos de atk do monstro atacante e os pontos de def do monstro alvo do ataque.
Se o ataque do monstro atacante for maior que a defesa do monstro atacado, sem a intervenção de cartas secundárias ou efeitos, a carta em defesa vai para o cemitério e sai do campo, mas o seu controlador não perde pontos de vida. Na verdade, colocar monstros em modo de defesa é um dos meios de não perder pontos de vida.
Se o ataque do monstro atacante for igual a defesa do monstro atacado, nada acontece com nenhum dos monstros e ninguém perde pontos de vida.
Se o ataque do monstro atacante for menor que a defesa do monstro atacado, o monstro atacado não é enviado para o cemitério e quem tomará pontos de danos de acordo com a diferença das cartas é o controlador do monstro atacante.
Por exemplo: Monstro A com 1200 pontos de atk declara ataque a uma carta do inimigo virada pra baixo em modo de defesa: Esta carta flipa e é revelado um monstro com 2000 pontos de defesa, ou seja, ele não é destruído e o controlador do monstro A perde 800 pontos de vida (2000 - 1200 = 800).
*O momento em que se desconta os pontos de vida dos jogadores chama-se "Etapa do cálculo de dano" (Damage Step).
Simulação de Jogada:
Digamos que eu inicie a jogada, então como dito nas regras oficiais, não posso comprar uma carta. Tenho 5 cartas na mão neste momento. Vou à fase de apoio e como não possuo cartas para efeitos neste turno vou à fase principal:
Inicio minha vez ativando uma carta de magia "Tremendous fire" que retira 1000 pontos de vida do oponente e 500 meus:
Agora que ativei a carta e ela resolveu seu efeito, a mesma vai para o cemitério.
Para continuar coloco a armadilha virada para baixo no campo (para ativar depois) e um monstro em modo de ataque:
Como não posso atacar, encerro a fase principal e vou a fase final e inicia a vez de meu oponente.
Meu oponente compra uma carta e agora coloca em campo um monstro em ataque em sua fase principal (eu preferi não acionar a armadilha agora):
Ele vai a fase de batalha e declara ataque ao meu monstro em campo. Como meu monstro tem 600 pontos de ataque e o dele 1000, eu perco 400 pontos de vida e tenho meu monstro destruído:
Depois de me atacar o oponente vai para sua fase principal 2, coloca uma carta virada para baixo na spell trap zone e encerra a vez.
Voltando para a minha vez eu compro uma carta:
E assim as jogadas vão se sucedendo até o final.
Muito boas as dicas, jogo faz uns 17 anos e tinha esquecido umas coisas bem básicas que você e ficou muito bem
ResponderExcluir